Erechim figura entre as 32 melhores cidades para fazer negócios no Brasil

275

O Ranking 2019 das melhores cidades brasileiras para fazer negócios foi divulgado pela Revista Exame. E para Erechim ele trouxe uma excelente notícia. A cidade polo do Alto Uruguai conquistou a 32ª posição. O Brasil tem 5.470 municípios e Erechim depois de aparecer em 2º no Estado e 49º no Brasil no Ranking de Governança, agora está entre os melhores do País também para empreender. A Revista Exame avaliou as cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes que oferecem as melhores condições para investir. Entre as 100 melhores, 62 avançaram, 35 recuaram e três permaneceram na mesma posição em relação ao levantamento do ano anterior.

O Prefeito Schmidt destaca o bom desempenho, lembrando que no ano anterior o Município ocupava a 41ª posição e nesse ano subiu significativamente no ranking ocupando o 32º lugar e no Brasil e a 3ª no Estado. O crescimento é um indicador de que a cidade além de possuir excelente qualidade de vida, também oferece oportunidades em diversas áreas. “Estamos assim porque nosso empresário consegue enxergar bons negócios. Uns criam e outros reinventam negócios e Erechim é uma cidade que oferece oportunidades. Nossas escolas e universidades qualificam novos empreendedores. Nosso parque industrial se consolidou com empresas que fabricam produtos para o Brasil e o mundo. O comércio é forte e o empreendedorismo digital avança a passos largos. Nós do primeiro setor criamos e desenvolvemos a gestão com eficiência e qualidade. O Segundo setor também encontra na Prefeitura ou mais precisamente na Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico, todas as possibilidades para realização de negócios e no terceiro setor dispomos de gente capacitada para trabalhar nas ações educativas, culturais, esportivas, de segurança ou mesmo saúde. Erechim está entre as melhores do Brasil e do Estado, porque tem um povo ordeiro, trabalhador e criativo e uma gestão pública que está voltada para o interesse público”, analisa o Prefeito.

Para elaborar o ranking das melhores cidades do Brasil para fazer negócios foram analisados 27 indicadores com pesos conforme a importância e a atualidade, totalizando 26 pontos.  Foram analisados indicadores como: Econômico, Saúde, Educação, Financeiro, Transporte e Infraestrutura. Além do ranking das cidades mais promissoras para fazer negócio, foram feitos quatro recortes da lista principal. As melhores em desenvolvimento econômico (Barueri), desenvolvimento social (Valinhos), infraestrutura (São Paulo) e capital humano (Vitória). Para cada uma dessas sublistas foram considerados indicadores específicos e adicionais.

Para Schmidt os recentes dados divulgados pelos estudos de órgãos de acompanhamento do desenvolvimento das cidades brasileiras “nos fazem acreditar que Erechim está reencontrando seu rumo. Empresas que se encontravam em difícil situação econômico financeira demonstram gradual recuperação. Em absoluto penso que seja graças ao trabalho do setor público, mas este também participa de nossas conquistas. Erechim receberá o prêmio que conquistou como o município de Melhor Saúde Bucal do Estado, segundo o Conselho Federal de Odontologia (devemos agradecer aos dentistas de Erechim). Erechim é o 2º município menos violento do Estado (fruto de esforço conjunto Policia Civil, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Policias Rodoviárias Estadual e Federal, órgãos de Segurança, vídeo monitoramento e comprometimento da população). Erechim também é destaque na Governança Municipal, é o segundo Melhor do Estado e o 49º no Brasil. Erechim aparece agora no ranking como a 32ª melhor cidade do país para investir em negócios. Terceira do Estado atrás apenas de Porto Alegre e Bento Gonçalves, mas à frente de Passo Fundo e Chapecó (SC), conforme a Revista Exame