17.8 C
Aratiba
sexta-feira, 3/maio
Player de Áudio Responsivo
InícioClimaEstudo inédito detalha ocorrências de desastres naturais no RS entre 2003 e...

Estudo inédito detalha ocorrências de desastres naturais no RS entre 2003 e 2021

Ao longo de 17 anos, entre 2003 e 2021, o Rio Grande do Sul registrou um total de 4.230 ocorrências de desastres naturais, conceito que abrange fenômenos extremos ou intensos, que causam danos que excedem a capacidade da comunidade atingida em conviver com o impacto provocado.

Um estudo inédito produzido pelo governo estadual mostra que nos últimos quatro anos avaliados, de 2017 a 2021, 4,44 milhões de pessoas em 482 dos 497 municípios do Estado foram afetadas por estes eventos naturais, que englobam fenômenos como estiagens, alagamentos, inundações e chuvas intensas, entre outros. Os prejuízos econômicos contabilizados nesses eventos nos quatro anos foram estimados em R$ 22,9 bilhões, sendo 97,6% no setor privado e 2,3% do poder público.

Estes e outros dados estão presentes na publicação “Desastres Naturais no RS: estudo sobre as ocorrências no período 2003 – 2021”, uma produção do Departamento de Planejamento Governamental, vinculado à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (Deplan/SPGG), divulgada em coletiva de imprensa realizada de forma virtual nesta terça-feira (22/11).

No material, foram disponibilizados dados sobre os tipos de desastres naturais mais recorrentes registrados no Estado, com base no Atlas Brasileiro de Desastres Naturais, entre os quais os desastres hidrológicos (alagamentos, inundações e enxurradas), meteorológicos (tornados, granizos, chuvas intensas, vendavais, geadas e ciclones), desastres climatológicos (estiagens e secas) e os desastres geológicos (movimentos de massa, como, por exemplo, os deslizamentos).

O material completo da pesquisa você acessa em spgg.rs.gov.br/planejamento

QUEM VIU ESTA NOTÍCIA, TAMBÉM LEU:
- Publicidade -

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

Recent Comments