Hospital Comunitário de Aratiba diminui fila de espera para cirurgias de catarata da região norte do RS

278

Tendo em vista o alto número de pacientes que procuram por atendimentos em oftalmologia, a Associação Comunitária Hospitalar de Aratiba (ACHA) aderiu pela segunda vez ao mutirão de cirurgias eletivas do Ministério da Saúde.

No primeiro mutirão, em 2018, foram realizadas consultas, exames necessários e mais de 250 cirurgias de catarata. Com a continuidade da campanha, neste ano, nos meses de maio, junho e julho, foram realizadas consultas, exames e 425 cirurgias de catarata. Desta forma foi possível agilizar e resolver o problema de saúde de um grande número de pessoas que buscavam por atendimento e aguardavam na fila de espera.

Todos os atendimentos em oftalmologia, como consultas, exames e cirurgias necessários, foram realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e o paciente não pagou pelo atendimento.

A Direção da ACHA acredita que, desta forma, está colaborando com o sistema de saúde da região e destaca também a importância do comprometimento da entidade, colaboradores e equipe de profissionais com o projeto que, mesmo com um volume grande de pessoas, manteve a qualidade no atendimento, a participação das prefeituras no transporte e da 11ª Coordenadoria Regional de Saúde na organização do agendamento.

O resultado alcançado é fruto do empenho de todos. Com isso, conseguimos proporcionar a melhoria da qualidade de vida para muitas famílias.