Na manhã da última Quarta-feira (20), a psicóloga Kelin Rosetti e a terapeuta reikiana Mara Vitorassi, iniciaram na escola de educação infantil Dona Rosina, a técnica de “Mindfulness” com a turma do jardim. O uso das práticas de atenção plena (mindfulness) nos ambientes educacionais, tem se tornado cada vez mais frequente em todo o mundo. Sabe-se que elas ajudam os estudantes a aprimorar a atenção em classe, a regular melhor as suas emoções e a adquirir maior habilidade nas inter-relações sociais.
“Mindfulness” é a habilidade de estar mais consciente, ou seja, a capacidade da mente de estar presente. Esta técnica no ambiente escolar contribui para o desenvolvimento das crianças, pois durante a prática de meditação é possível trabalhar algumas habilidades como atenção, equilíbrio emocional, empatia e compaixão.
A palavra mindfulness origina da língua inglesa e não tem um equivalente exato em português. O adjetivo “mindful” se refere a quem está atento ou consciente de alguma coisa, e “mindfulness” seria assim o estado de estar atento, de estar consciente. Em termos operacionais, mindfulness tem sido definida como a consciência do momento presente, quando fixamos nossa atenção voluntária.