21.5 C
Aratiba
sexta-feira, 3/maio
Player de Áudio Responsivo
InícioAratibaMorre Aratibense de 102 anos

Morre Aratibense de 102 anos

A Aratibense Angelina Barazzetti Tacca faleceu na tarde de quinta-feira (03), na Associação comunitária Hospitalar de Aratiba, ela completou 102 anos no dia 11 de fevereiro de 2022.
Dona Angelina tem um histórico de vida que merece ser guardado:

“Em 11.02.1920, logo pós a primeira Guerra Mundial, na comunidade de Povoado Rio Novo,
o casal Afonso Barazzetti e Rosa Trentin Barazzetti, tornam-se pais de uma linda menina.

Naquela ocasião os pais imaginaram um futuro maravilhoso e lindo para sua filha e a presentearam com o nome cheio de significados: Angelina, diminutivo em latim do nome Ângela, significa pessoa anjo ou pequena mensageira. Angelina é também a forma feminina e diminutiva do nome Ângelo a origem grego Ággelos (Anhelo) que significa mensageira o que originou a palavra anjo. E, de fato nona Angelina você tem sido por cento e dois anos um anjo que Deus colocou em nossas vidas para servir-nos de exemplo. Hoje ele a chamou de volta.

Entre 1920 e 1938 Angelina viveu sua Juventude junto com seus pais e demais irmãos, aprendendo os serviços da roça e se preparando para ser mãe de família. Em 1938 no baile da então Comunidade Nossa Senhora Auxiliadora os jovens Angelina e Albano Taca se conheceram e tiveram a certeza que haviam sido feitos um para o outro. Após o período de namoro se casaram em 1940 e passaram a residir na casa dos pais de Albano, na comunidade da Auxiliadora.

Naquele mesmo ano Deus abençoar o casal com o nascimento da primeira filha Etelvina que trouxe ao casal muitas alegrias.

No entanto, as dificuldades do dia a dia do casal iriam começar, pois em 1942 o nono Albano foi convocado pelo exército pois o mundo estava passando pela segunda guerra mundial, e precisou ficar à disposição do exército.

Retornou a sua casa no início de 1944, mesmo ano em que nasceu o primeiro filho homem do casal e ao mesmo escolheram o nome de Rabilde.

As dificuldades da vida há 80 anos eram muitas, mas o casal sempre unido continuou sua caminhada sempre tendo muita fé em Deus. Entre 1944 e 1950 tiveram que se mudar de casa em três ocasiões: saíram da Auxiliadora foram morar na comunidade de Esperança Alta, após no Rio Negro e por fim na comunidade da Esperancinha onde residem há 70 anos. Nessas mudanças após se fixarem na comunidade da Esperancinha tiveram mais oito filhos: São eles: Loidir, Nilva, Amélia, Dirce, Dirceu, Zuleide, Gladis e Claudemir. Hoje a família conta com mais 24 netos, 27 bisnetos e 6 trinetos.

O trabalho da roça e as dificuldades econômicas aliado ao fato de terem 10 filhos em muitas ocasiões, sem dúvida, obrigou os pais Angelina e Albano abrirem mão de sua parte na comida para dar o alimento aos filhos.

A Fé, fez com que em 1970 a nona com os demais vizinhos tiveram a ideia de construir um capitel afim de ensinar os filhos e demais familiares a importância de cultivar em a fé.
Dona Angelina ficou viúva em 2004.

Dona Angelina viveu 102 anos sempre com um sorriso fácil”.

QUEM VIU ESTA NOTÍCIA, TAMBÉM LEU:
- Publicidade -

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

Recent Comments