20.5 C
Aratiba
sexta-feira, 3/maio
Player de Áudio Responsivo
InícioAlto UruguaiNa Expointer, Cecafes assina contrato de venda de 52 toneladas de feijão...

Na Expointer, Cecafes assina contrato de venda de 52 toneladas de feijão para a Conab

A Cecafes, associada à Unicafes-RS, assinou um importante contrato: trata-se da venda de 52 toneladas de feijão, produzido por agricultores familiares da região do Alto Uruguai, à Conab.

O ato de assinatura ocorreu na Expointer, em Esteio, e contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o presidente da Conab, Edegar Pretto, e o presidente da Cecafes, Roberto Balen.

Balen comemorou a importante assinatura de contrato e explicou que o alimento será vendido para atender políticas públicas referentes ao combate à seca. “A Cecafes, desde 2020, está investindo na organização e estruturação de uma unidade beneficiadora de feijão. Compramos uma área e estruturamos todo o processamento do feijão, desde recebimento, limpeza, secagem, classificação e empacotamento, para que pudéssemos recuperar esta cadeia produtiva no Alto Uruguai, além de proporcionar melhora na geração de renda das famílias que produzem feijão.”

A partir disso, segundo Balen, a Cecafes, neste ano, com a retomada das políticas públicas, organizou um projeto para atender as demandas da Conab, culminando com a assinatura deste contrato. “Entregaremos, nos próximos dias, 52 toneladas de feijão de inúmeras famílias associadas da Cecafes. Inclusive, conseguimos pagar um valor 25% acima do preço de mercado para o feijão de primeira qualidade, o tipo 1, agregando e valorizando ainda mais a produção de nossos associados.”

Com esta venda são beneficiadas diretamente 29 famílias e mais de 200 famílias indiretamente, sendo a maioria composta por mulheres produtoras. Ele acrescentou que, a partir desta atividade, a Cecafes visa ampliar essa oportunidade para mais famílias que queiram produzir para a próxima safra, e destacou a importância da valorização das mulheres e de seu engajamento no quadro social da Cecafes.

“Agradeço ao MDA e a Conab, que nessa parceria adquiriu esse montante de feijão. A retomada de políticas públicas para a agricultura familiar é importantíssima para que se volte a produzir alimentos de qualidade e necessários para população brasileira”, finalizou.

SourceAssecom
QUEM VIU ESTA NOTÍCIA, TAMBÉM LEU:
- Publicidade -

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

Recent Comments