Pediatras alertam: bebês menores de 2 anos NÃO devem usar máscaras

865

Entenda por que as máscaras não são orientação para bebês menores de dois anos e saiba mais

O uso de máscaras durante a pandemia do novo coronavírus passou a ser orientado pelo Ministério da Saúde, mas saiba que isto NÃO vale para bebês menores de dois anos. É isso mesmo, o uso de máscaras NÃO deve ser feito por crianças menores de dois anos.

A recomendação foi divulgada pelos pediatras da Academia Americana de Pediatria (AAP), uma das mais respeitadas instituições na área da saúde infantil do mundo. De acordo com a AAP, o uso de máscaras entre bebês menores de dois anos pode fazer com que os pequenos tenham dificuldades para respirar, pois eles contam com vias aéreas menores. Portanto, o uso de máscaras em crianças menores de dois anos pode até mesmo fazer com que elas sufoquem. Além disso, o item também pode causar o estrangulamento dos pequenos.

No caso das crianças menores de dois anos, a orientação é evitar ao máximo sair com esses pequenos de casa.

Ainda de acordo com a AAP, o uso de máscaras para crianças maiores de três anos é orientado apenas em algumas situações específicas. O uso da máscara é orientado quando essas crianças precisarem sair de casa e irem a locais como o supermercado e a farmácia.

Ao ar livre, desde que fiquem distantes dois metros de outras pessoas e também não brinquem no parquinho ou toquem em outros lugares, a máscara não é necessária. Em casa, a máscara também não é necessária.

A Academia Americana de Pediatria ainda ressaltou que a maior proteção para os pequenos neste momento é ficar em casa o máximo possível. Além disso, a constante higiene das mãos e dos objetos também segue sendo um cuidado muito importante para a prevenção do novo coronavírus.