Psicanalista dá dicas de como lidar com o estresse e vencer os desafios da vida

118

Definitivamente, ser resiliente é a melhor solução para encarar os desafios do cotidiano e conseguir resultados extraordinários. Seja na vida pessoal ou no trabalho, sem essa habilidade é impossível conquistar o propósito desejado. Além disso, entender como ser resiliente afeta de forma positiva todos que estão à volta.

“A motivação deve fazer parte do dia a dia. Todos nós temos problemas, preocupações, ansiedades, mas a resiliência nos ajuda a ter olhares diferenciados, e isso nos traz paz e serenidade para fazer escolhas assertivas”, afirma a psicanalista Érika Stancolovich, autora do livro Resiliência – vença o stress e controle a pressão antes que eles dominem você (Editora Ser Mais/Literare Books International).

O livro, que já é um best-seller, traz em suas páginas dez anos de pesquisas aprofundadas sobre o assunto, além da experiencia da própria autora. ” O meu primeiro contato com resiliência durante uma eclampsia na gravidez. Fiquei em coma um mês, à beira da morte. Este episódio me motivou a buscar mais conhecimento sobre o assunto”, explica a autora.

Além de uma história repleta de superação, Erika também compartilha cases de sucesso, exercícios eficientes para enfrentar as adversidades que auxiliam a como ter clareza mental diante de situações difíceis e várias dicas de como ser protagonista de sua vida através de sucesso profissional e pessoal. “A motivação deve fazer parte de nossas vidas. Todos nós temos problemas, preocupações, ansiedades, mas a resiliência nos ajuda a ter olhares diferenciados, e isso nos traz paz e serenidade para fazer escolhas assertivas”, afirma a escritora.

Para uma pessoa resiliente, o plano é algo concreto, acessível e realizável a curto prazo. “O fatalismo e a vitimação passam longe dos resilientes. Nunca pensam nas dificuldades do tipo: “Tudo é difícil” ou “Não consigo mudar de rumo”. Pelo contrário, fazem de tudo para reverter a situação indesejável. Possuem metas bem definidas e um projeto de vida”, destaca a especialista.

Ao longo do livro, o leitor vai se deparar com dicas, sugestões e perguntas de coaching para ajudar as pessoas a entenderem e a serem resilientes. “Observe o seu caminho, volte para o seu plano de ação e quando tiver dúvidas, reveja as metas se preciso. Mudanças acontecem na vida de todas as pessoas, e os resilientes enxergam a mudança como oportunidade, talvez até como um novo caminho rumo ao projeto de sua vida”, conclui.