RS tem recorde de frio, e oito cidades registram temperatura abaixo de 0°C

1133

O Rio Grande do Sul teve o dia mais frio do ano nesta quinta-feira (9). Segundo os termômetros oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Vacaria, nos Campos de Cima da Serra, registrou -1,6°C na madrugada. No entanto, a sensação térmica era de -4,2°C. O recorde anterior do ano foi em -0,3°C, em 18 de maio, na mesma cidade.

O Inmet tem 25 termômetros oficiais espalhados pelo estado. Em todos, as temperaturas registradas estavam abaixo de 8°C (veja lista completa abaixo). Oito cidades tiveram marcas abaixo de 0°C.

Quaraí, na Fronteira Oeste, registrou -1,4°C. Em Lagoa Vermelha, os termômetros marcaram -0,8°C, assim como em Alegrete. Frederico Westphalen apontou -0,6°C, Cruz Alta teve -0,3°C, e as cidades de Ibirubá e Canela marcaram -0,2°C.

Não significa, porém, que não houve registro de temperaturas ainda mais baixas, em cidades que não têm termômetros oficiais do Inmet. Há relatos de -4°C em Serafina Corrêa, também na Serra.

A semana tem sido de frio intenso no estado. Desde terça (7), as temperaturas têm caído gradativamente.

Na sexta (10), a previsão é de ainda mais frio, principalmente nos pontos mais altos do estado. Segundo os meteorologistas, há chance de chuva fraca na parte Leste do estado. A umidade aliada às baixas temperaturas deixa o cenário favorável para ocorrência de neve no topo da serra gaúcha.

O alerta vale para cidades localizadas nos Campos de Cima da Serra, como São José dos Ausentes e Vacaria.

Veja a lista de cidades monitoradas pelo Inmet:
Alegrete: -0,8°C
Bento Gonçalves: 0,8°C
Caçapava do Sul: 2,4°C
Camaquã: 3,1°C
Campo Bom: 2,9°C
Canela: -0,2°C
Canguçu: 1,2°C
Chuí: 2,5°C
Cruz Alta: -0,3°C
Frederico Westphalen: -0,6°C
Ibirubá: -0,2°C
Jaguarão: 0,5°C
Lagoa Vermelha: -0,8°C
Mostardas: 5,5°C
Porto Alegre: 6°C
Quaraí: -1,4°C
Rio Pardo: 2°C
Santa Maria: 0,6°C
Santiago: 2,7°C
Santo Augusto: 3°C
São Gabriel: 0,8°C
Soledade: 1°C
Torres: 5,9°C
Tramandaí: 6,7°C
Vacaria: -1,6°C