16.5 C
Aratiba
sexta-feira, 17/maio
Player de Áudio Responsivo
InícioCuriosidadesSensor fixado às folhas monitora perda de água em culturas

Sensor fixado às folhas monitora perda de água em culturas

Através dos sensores será possível acompanhar a eficiência dos pesticidas, além de monitorar a toxicidade desses produtos

Pesquisadores da USP criaram um tipo de sensor que ao ser fixado nas folhas (eletrodos vestíveis) acompanha, em tempo real, a perda de conteúdo de água em culturas agrícolas. O novo método, testado em laboratório com soja e cana-de-açúcar, pretende apoiar a gestão de decisões na agricultura de precisão.

Estes sensores podem ser aderidos às folhas das culturas agrícolas para monitorar, na própria folha, a saúde vegetal. Segundo o pesquisador Renato Sousa Lima, a aplicação do dispositivo é capaz de aprimorar a sustentabilidade das lavouras e promover o crescimento econômico, já que será possível acompanhar a eficiência dos agroquímicos e aumentar a segurança alimentar, além de monitorar a toxicidade desses produtos.

O sistema é composto de três principais elementos. O primeiro é o eletrodo vestível que fica aderido na epiderme das folhas. O segundo, um equipamento portátil com um potenciostato, sistema eletrônico capaz de aplicar uma força elétrica. Por fim, um smartphone para transmissão via bluetooth, acompanhamento e controle dos dados. A plataforma também tem acesso pela internet, tanto por um computador quanto pelo smartphone.

Para tornar possível o teste do dispositivo em campo, os pesquisadores iniciaram estudos com intervalos de tempo maiores. Também feitos sob condições ambientes variáveis entre temperatura e umidade. “No campo, na agricultura, os desafios são outros, por exemplo, a interferência da chuva, o uso de agroquímicos e a radiação solar. A nossa previsão é que no intervalo de 2 a 3 anos esses estudos possam ser concretizados. Assim, se utiiliza o nosso dispositivo em primeiros testes no campo”, explica Lima.

QUEM VIU ESTA NOTÍCIA, TAMBÉM LEU:
- Publicidade -

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

Recent Comments