Grupo de Idosos Entre Amigos de Aratiba (RS) visita a UHE Itá

359

As histórias destes vizinhos da Usina Hidrelétrica Itá se cruzam com a história do empreendimento. Moradores das comunidades de Tamanduzinho, Lajeado Ouro e Navegantes vivem no entorno do reservatório da UHE Itá e acompanharam de perto toda a obra e alteração na paisagem do lugar. Cliria Terezinha Haboski é a monitora do Grupo de Idosos Entre Amigos de Aratiba (RS) e, ao visitar a estruturada da Usina, lembrou que durante dois anos foi professora na escola da Linha Volta do Uvá, nos arredores do campo de obra, e viu tudo ser construído. “Era um sonho de várias pessoas, inclusive o meu, de visitar a Usina. Lecionei aqui, e vi a construção de perto, mas não imaginava que ficaria tão grande e que fosse algo tão importante. A gente queria conhecer porque tudo isso faz parte da nossa história também”, explica Cliria.

A visita se concretizou após uma integrante do grupo receber a equipe do Programa Vizinhos do Lago, do Consórcio Itá, em sua casa, no início de fevereiro. Foi após a visita na casa de Ivani Baroni Gonzatto que começou a organização do grupo para a visita que aconteceu no último dia 27 de fevereiro, mas ela nem imaginaria que ao conhecer o Centro de Divulgação Ambiental – CDA, encontraria uma lembrança tão pessoal no Salão de Exposição.

Dentre os 23 programas socioambientais e acervos históricos, Ivani encontrou uma foto dos seus pais tirada na década de 90. “Eu nem imaginava encontrar a fotografia deles aqui. Ver que eles estão aí como parte da história é emocionante. Na época, eram agregados, em uma propriedade de Aratiba, e foram reassentados em Campo Erê, onde se deram muito bem e permaneceram até falecer. Hoje já sonho em trazer meus filhos para conhecer aqui”, relata

O grupo com 22 idosos foi recebido no CDA com um café da manhã. Após, no auditório, participaram de uma conversa com o gerente do Consórcio Itá, Reginaldo de Oliveira, que falou sobre a obra e a importância da Usina para a produção de energia nacional e respondeu as curiosidades dos visitantes. Na sequência o grupo foi acompanhado pela responsável do Programa Vizinhos do Lago, Giane Minella, e pelo educador ambiental, Rafael Lima, que os levaram ao Salão de Exposição, barragem e vertedouro principal, canal de fuga e casa de força, onde acompanharam o passo a passo da geração de energia elétrica.