Agentes de saúde de Aratiba participam de formação

62

A Administração Municipal de Aratiba, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR e o Sindicato Rural de Erechim e com apoio da Emater – Aratiba, ofereceram o curso de plantas medicinais, condimentais e aromáticas para todos os Agentes Comunitários de Saúde do Município de Aratiba e alguns funcionários da Unidade Básica de Saúde.

O objetivo da formação é levar aos profissionais informações sobre a importância do uso das plantas medicinais, como um tratamento alternativo às doenças. A formação teve inicio na segunda-feira (29) e encerra na terça (30), no Centro de Saúde de Aratiba.

A Secretária da Saúde Débora Cenci,  destacou que esta ação faz parte de um projeto de governo que busca alternativas para melhorar a saúde de todos os Aratinenses. “Essa é uma das ações que estamos desenvolvendo em nosso município, em busca de melhorar a qualidade de vida da população através de alternativas que buscam a prevenção e o tratamento de doenças”, disse.

A palestrante, Sandra Rigo destacou a importância do curso para os Agentes de Saúde. “O propósito do curso é incentivar o uso e o cultivo das plantas, garantindo também a preservação da biodiversidade e a continuidade das espécies”, explicou.

Ela ainda ressalta a importância na prevenção e cura de algumas doenças, ou até mesmo como auxiliar em um tratamento médico já estabelecido.

Para os Agentes de Saúde o curso tem como missão esclarecer para si e para a população os benefícios que o tratamento natural traz a saúde aliado ao acompanhamento médico. Uma vez que, os Agentes de Saúde fazem visitas periódicas nas casas.